.Filosofias Recentes

. Eu ainda estou aqui

. Sobre o que perdi

. Wordporn

. Without Fear

. #rafaenmadrid

. State of flux

. É uma loucura...

. Deixa

. Say what you need to say

. Boa viagem ... Boa sorte!

. Restart

. Fim do vinte dezoito...

. Geronimoooo!!!

. Bipolaridade

. Razões ...

. Because you are dear to m...

. O lado feliz

. Certa e acertada

. Equilíbrio

. Lost

. Mais ou menos

. Dar (mais) certo

. Errado

. Let it all go

. My dumb opinion...

.Filosofias Passadas

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Junho 2019

. Abril 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Janeiro 2018

. Agosto 2017

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Outubro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Março 2014

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Abril 2013

. Outubro 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

Terça-feira, 4 de Maio de 2004

Passar vs Reprovar

Outra filosofia barata que gostava de partilhar é o chumbo (a reprovação) na primária!!!

Sempre me perguntei sobre critérios que os professores usam para decidir quem deve ou não transitar de ano na primária! O que será que pode distinguir assim tanto uma cambada de miúdos?!?!

É claro que tem uns mais propensos ao estudo e que talvez desde de cedo revelem uma facilidade de aprendizagem... mas nesta altura não é de esperar uma certa falta de atenção e desinteresse por parte de alguns “putos”!!!

Vamos reprovar um miúdo por querer ser miúdo?!?!

Como não existe ainda o sistema de testes os professores valem-se pela avaliação contínua!? O que será isto na primária:

- Quem chega a horas?!
- Quem consegue fazer o abecedário dentro das linhas?!
- Quem é melhor a fazer trabalhos de plasticina?!
- Quem é o melhor na arte do picotar?!
- Quem é o melhor nas colagens e pinturas?!

Tenho algumas lembranças... o colocar a agulha presa entre a pele e a carne do dedo e ficar a horrorizar as meninas!!! Na plasticina acho que sempre gostei de criar uns aviões para depois os esborrachar!!! Nas pinturas então era colocar as mãos em tinta e andar a fazer impressões digitais no papel e bata!!!

Sempre achei isso complicado de decidir... e depois não teve muito génio a chumbar na primária?!

Ensaio do filósofo rafapaim às 03:19
link do post | comentar | favorito
14 comentários:
De rafapaim a 5 de Maio de 2004 às 02:16
salta-pocinhas... elucidou bastante!!! Mas não será que tudo cada vez mais se torna acessível a tudo e a todos mais cedo?! Um beijo!!!
De rafapaim a 5 de Maio de 2004 às 02:14
Maria C. ... também deve existir os casos que merecem chumbar!!!
De rafapaim a 5 de Maio de 2004 às 02:14
Sophie... desde já o obrigado por ir visitando o blog!!! Sei que o tema dever ser sensível a ti... mas por vezes acho que tudo que é decidido entre uns quantos teóricos na pratica tem pouca utilização!!!
De rafapaim a 5 de Maio de 2004 às 02:12
Maria... concordo com isso!!! Era nesse ponto que queria tocar!!! Um beijo!!!
De rafapaim a 5 de Maio de 2004 às 02:11
analfabeto... desde de cedo começa a distinção social!
De rafapaim a 5 de Maio de 2004 às 02:10
Júlio... obrigado!!! Só me resta um olé!!! E vou adicionar o teu blog!!! Gostei do post de hoje!
De rafapaim a 5 de Maio de 2004 às 02:07
patinhas... como sempre muita coisa não anda bem!!!
De salta-pocinhas a 5 de Maio de 2004 às 00:09
A primária é a parte mais difícil de toda a escolaridade: é quando as crianças largam as "saias" das mães ou das educadoras e entram no mundo do trabalho. Mundo do trabalho, sim senhor! Obrigar crianças de 5 anos a estarem sentadas 5 horas seguidas (com um pequeno intervalo para o lanche), a prestar atenção às aulas, a aprender as bases da leitura e da matemática em 7 meses é trabalho do duro... Acredita que há poucos adultos que trabalhem tanto!
Quanto a chumbar, às vezes é difícil decidir, já me aconteceu muitas vezes. Com o passar dos anos adoptei uma táctica: na dúvida, não reprovo! Prefiro que um dia um jovem me diga "aquela passou-me sem eu merecer" do que "aquela reprovou-me sem eu merecer".
Mas, se no final dos dois primeiros anos de escolaridade uma criança não souber ler, reprova... Se no 4.º ano não tiver adquirido a maior parte das competências do 1.º ciclo também reprova!
O que eu te posso garantir é que quando for ministra da educação ( e hei-de ser, à velocidade com que eles mudam vamos todos ter oportunidade de vir a ser ministros) a minha primeira medida vai ser: NINGUÉM ENTRA PARA A ESCOLA ANTES DE COMPLETAR 7 ANOS. É uma barbaridade mandar bebés para a escola, para eles e para nós!
Espero ter-te elucidado... diz qualquer coisa!
Ah e claro que gosto muito do conteúdo do teu blog, senão garanto-te que não vinha cá! Beijinho!
De Maria C. a 4 de Maio de 2004 às 21:54
Deve ser horrivel, depois ter todos os colegas a dizer, chumbaste nessa coisa, tao facil... mas as vezes tambem acontece haver aqueles meninos com certos problemas, esse sim, percebe-se que qualquer coisa nao esta bem. Mas se um miudo nao tem rendimento, ou nao percebe mesmo as coisas, sera que e caso para chumbar, ou para a professora se tentar explicar melhor?! BEIJO!
De Sophie a 4 de Maio de 2004 às 19:49
Rafa,questionas-te sobre que critérios os professores se baseiam para transitar um aluno de ano no ensino básico...os professores baseiam-se num plano curricular que é cedido todos os anos do ministério para as escolas...esse plano tem q ser cumprido e obviamente que há testes a fazer, no 1º ano, sim fazem-se essas coisas que falaste e a valiação é contínua. Essa cambada de putos que falas estando no ensino básico e não na pré-primária, são-lhes incutidas regras...a brincadeira passa a ser só nos 30min que têm de intervalo.Se um aluno transita so para parecer bem,chega ao 4º ano e não tem qualquer capacidade para ir para um 5º ano.Enfim,muito mais tinha a escrever, mas já me alonguei no comentário, sorry :-). Beijinhoosss

Comentar post

.Dezembro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31