De vera a 6 de Fevereiro de 2006 às 21:11
...
A vida é feita de escolhas!...
Dos caminhos que desbravamos, dos obstáculos que ultrapassamos, ou não!... Das escolhas fáceis e difíceis...Das que simplesmente ignoramos, porque nos dão trabalho a pensar nelas! Enfim...A vida é feita de sentimentos e emoções que sentimos com o coração e processamos e organizamos com a razão! Se somos mais ou menos racionais isso depende do nosso processamento cognitivo, da forma como nos sentimos mais ou menos felizes ao processar determinada informação associada à emoção...
De que nos serve a razão se não houver o que racionalizar? E vice-versa!... A razão existe para abarcar e controlar as nossas condutas mais primárias e animalescas sem as quais não viveriamos tão felizes em sociedade...mas isso não nos impede se sentir... Sentimento/emoção versus razão. Concordo com o meio termo, ele permite encontrar o equilíbrio entre o sentir e o fazer/a acção. Nem tudo o que dizemos fazemos, e nem tudo o que fazemos sentimos. A Razão atraiçoa o sentimento, assim como o sentimento possui a razão.
Não há uma fórmula mágica para definir seres e estereotipos, de género mais ou menos racional. Podemos expressar muito bem os nossos sentimentos e nos momentos chave não nos descambarmos por eles. Racionalmente temos consciencia que são desajustados no tempo e no espaço, desadequados para determinada situação. Por outro lado podemos ser deveras racionais e em determinado momento perdermos a noção da racionalidade e saltar-nos a verdadeira tampa, sentir-nos vulneráveis e verdadeiros animais, desejosos e sedentos!
Meio termo é a palavra chave para o sucesso da boa convivencia entre Razão e Emoção no espírito do Ser Humano!
Sentir com a alma/coração, tomar atitudes, acções, agir com a razão!
Interagir, namorá-las, senti-las e tomá-las como um todo de nós próprios será um segredo dos Deuses...
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres